Sobre o que vamos conversamos?
O BEM-ESTAR ANIMAL SERÁ DISCUTIDO SOB DIFERENTES PRISMAS
A pegada do evento foi bastante inovadora: Bem-Estar Animal e o futuro do leite. O conceito. Os resultados. A certificação.
Os painéis conectaram a certificação, a análise de dados de fazendas certificadas, os aspectos do conforto animal em si, a experiência de quem é certificado como fazenda e produz lácteos com o selo, o comportamento do consumidor, as perspectivas de empresas de insumos e serviços que recebem o selo e a visão da certificação no mundo.
Como foi o evento?
Abordamos os fundamentos, as etapas e a importância da Certificação em BEA para os mercados e para as fazendas, a relação do BEA com a eficiência e a rentabilidade dos sistemas de produção certificados através da análise de dados nacionais da 9ª edição do IILB. Neste painel também abordamos análises comportamentais que permitem “ouvir” os animais.
06 de abril - terça-feira - 19 hs
PAINEL 'CERTIFICAÇÃO, LANÇAMENTO DO IILB 9 COM ANÁLISE DE DADOS DE FAZENDAS CERTIFICADAS E CONFORTO ANIMAL'
Helena Karsburg, Heloise Duarte e Marcelo Cecim
Abordamos os aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, as ferramentas mais inovadoras de pesquisa de consumo, tendências e perspectivas. Além disso, conhecemos um case de fazenda certificada, com produção de lácteos como selo em BEA.
07 de abril - quarta-feira - 19 hs
PAINEL 'COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E CASE DE FAZENDA CERTIFICADA COM PRODUÇÃO DE LÁCTEOS COM O SELO BEA'
Flávia Fontes e Viviana Roncoletta
Abordamos as motivações e a jornada para a certificação da empresa como Amiga do Bem-Estar Animal. Destacamos a evolução e o futuro da certificação BEA no mundo, a situação do Brasil e os desafios para a produção de leite no futuro, do ponto de vista da dinâmica de regulamentação e do mercado.
08 de abril - quinta-feira - 19 hs
PAINEL 'JORNADA E MOTIVAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS COMO AMIGAS DO BEA, A CERTIFICAÇAO EM BEA NO MUNDO E DESAFIOS PARA O FUTURO'
Chris Leach, Leonardo Araújo, Carla Azevedo e Rogério Rossi
Com quem conversmos?
Confira um pouco sobre cada apresentador(a). A exibição foi organizada em ordem alfabética.
Chris Leach - QCONZ
Chris tem mais de 35 anos de experiência em produção e bem-estar animal e é especializado em aprendizagem de adultos. Lecionou na Berkshire College of Agriculture, desenvolveu treinamentos para a Hango College of Agriculture e gerenciou a primeira estação privada de quarentena do mundo. Antes de ingressar na QCONZ, trabalhou na DairyNZ como Desenvolvedor Sênior e Gerente de Equipe para o time de Produção e Bem-Estar Animal, desenvolvendo múltiplos programas como Milksmart, Stocksense, Animal Welfare Non-Compliance Risk, dentre outros.
General Manager - QCONZ
Marcelo Cecim - Traduzindo Vacas
Médico Veterinário pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Produção Animal com ênfase em Etologia pela Escola de Agricultura da Southern Illinois University (SIU). PhD em Endocrinologia pela Escola de Medicina da Southern Illinois University.
Docente professor na UFSM. Mentor da startup de monitoramento animal Cow Med.
Quem apoiou, participou e divulgou?
O time de empresas que valorizam o BEA e apoiaram o evento é muito especial!
Clicando nas imagens, você acessa informações de cada parceiro.
Quer saber mais sobre as certificações?
Tanto a certificação de Bem-Estar Animal para as fazendas como a certificação de Empresa Amiga do Bem-Estar Animal são emitidas pelo movimento #BebaMaisLeite, em parceria com a consultoria neozelandesa QConz.
O programa tem como objetivo credenciar empresas do setor agropecuário que estejam alinhadas com os propósitos de promover o bem-estar animal através de seus produtos ou serviços.
O Programa de Certificação em Bem-Estar Animal do #bebamaisleite foi criado com o objetivo de assegurar que o leite ou derivados que estampa este selo em suas embalagens é proveniente de fazendas respeitem as premissas do BEA.
Que tal conhecer o IILB?
Um índice valioso para a cadeia produtiva do leite brasileiro.
Avaliação zootécnica das Fazendas Leiteiras Brasileiras, gerenciadas pelo sistema Ideagri.
Sobre o lançamento da 9ª ed. do IILB
A 9ª edição do IILB – Índice Ideagri do Leite Brasileiro, de número 9), apresentou os dados de desempenho zootécnico do ano de 2020, consolidando o segundo ano completo de análises.
Como já é de costume, cada edição aborda, em seu editorial, análises específicas, derivadas dos indicadores produzidos na série histórica. O boletim também apresenta camadas adicionais de informações, além das oriundas diretamente dos dados, tais como pesquisas, análises de mercado, tendências de consumo e cenários macroeconômicos.
O editorial do IILB 9 conectou o tema Bem-Estar Animal com os dados de eficiência, tomando como base fazendas que já obtiveram a Certificação em Bem-Estar Animal e que são, em sua maioria, usuárias do sistema de gestão que permite a geração do IILB.
Fundamentado em um volume significativo de fazendas amplamente distribuídas pelo país, e em dados coletados por meio de um sistema altamente confiável (Software de gestão Ideagri), o IILB é um indicador unificado, com base em vários parâmetros produtivos, reprodutivos e sanitários, com limites personalizados por perfis de rebanho, que permite ranquear todas as fazendas consideradas dentro de uma mesma base comparativa.
Com atualização trimestral e divulgação aberta, o IILB é uma referência da qualidade e da eficiência produtiva do leite brasileiro. Os detalhes técnicos sobre a composição do IILB, bem como as especificações sobre o cálculo de cada indicador estão disponíveis na plataforma.
Para acessar a plataforma, basta se cadastrar gratuitamente em: